Pular para o conteúdo principal

10 Milhas Cross Country em Niterói

A largada foi no início da Almirante Ari (o correto é com i) Parreiras, para que fosse possível esquentar os músculos nos dois quilômetros até a praia. Ali foi pular da calçada para a areia, fofa, e enfrentar 1.200 metros até o acesso a calçada um pouco depois da cabine da polícia militar. É impossível para mim percorrer estes trechos de areia e não lembrar dos Fremens, mitológicos guerreiros da Saga Duna. Eu só pensava no jeito perfeito que eles venciam as areias de Arrakis.
A parte boa de enfrentar o trecho de areia fofa é que me senti umas duas toneladas mais leve quando comecei a correr no calçadão em direção ao Museu de Arte Conteporânea (MAC). A subida é de impor respeito, mas antes que eu pudesse pensar em comemorar o desafio vencido, a rua tal também possuía uma inclinação de roubar o fôlego. Fiz o retorno pela rua blau e me vi de frente para o MAC novamente. Agora em direção para Icaraí. Quando cheguei a Praia da Flechas, o Runkeeper me lembrou que um terço do desafio havia sido superado com mais ou menos 40 minutos. Depois de um Carb Up e um gole d'agua foi seguir para o segundo trecho de areia na Praia de Icaraí, mas desta vez beirando o mar. Bom que deu para buscar uma trilha de areia firme e desenvolver bem a corrida. Alguns pensamentos fremen depois, me vi subindo a Estrada Fróes em direção a São Francisco. Esbarrei em alguns corredores e depois de uns "bom dia!" de ambas as partes foi enfrentar mais esta ladeira. O bom é que tudo que sobe, tende a descer, o que me ajudou a recuperar o fôlego.  Cheguei ao final do sinuoso percurso com gás para uma esticada até as areias da Praia de São Francisco. O trecho de areia batida foi vencido sem problemas e os 500 metros de calçada apenas um providenvial intervalo para outro Carb Up, após novos 40 minutos de corrida. Assim fui para o trecho de volta pela areia, agora pela parte fofa. E lá se passavam 13 quilômetros.
Depois de vencer este novo trecho de areia, não posso dizer que enfrentei a Estrada Fróes no retorno para Icaraí. Depois da areia, qualquer outro tipo de terreno fica fácil de ser superado. Quando avistei o MAC, uma dose extra de ânimo encheu as veias e apertei o passo até o final da Ari Parreiras. Foram necessárias 1h59 para cumprir esta simulação, ou melhor, este Tempo Run. Tempo Run é a melhor forma de nos testarmos antes da prova, pois a intenção é tentar simular o esforço e dificuldade que poderemos enfrentar.
O que podia ser feito, foi feito. Agora é "polir" a musculatura nestes dois últimos treinos e ver o que acontece no próximo sábado. A previsão de uma corrida para 2h30 é totalmente factível. Se fizer melhor, ótimo!

Comentários

  1. Muito bom este post André! Foi quase um Thriller de corrida! Consegui até imaginar o treino, que até o final do post eu estava na verdade pensando que era uma corrida! Parabés e boa sorte na prova!

    Até a próxima volta!
    Bruno
    improvavelcorredor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de escrever estes textos que provocam uma imersão. Acho um barato as reações que acabam provocando na mente.
      Obrigado pela visita.
      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh