Pular para o conteúdo principal

CANCELADA a Maratona de Nova Iorque

 Na última quinta-feira eu corria para terminar uma série de leituras sobre o Marilson, para avaliar as reais chances do brasileiro ganhar a prova pela terceira vez. E questionava se aos trinta e cinco anos ele teria condições de superar seu melhor tempo de 2h08 na prova. A vitória seria consequência de uma estratégia bem executada, pois descobri que ele levava desvantagem, pois pelo menos uns vinte corredores possuem tempos iguais ou melhores que o dele.  Participar das provas de Nova Iorque e Boston é uma questão estratégica, pois em provas com percursos complicados aumentam sensivelmente suas chances de vitória.
O difícil percurso da prova era uma vantagem para o Marilson, pois ele tem uma força diferenciada para superar trechos com grande variação de altimetria. Os menos preparados sentiriam o esforço destes trechos, abrindo uma oportunidade para uma fuga do brasileiro, ou ao menos temperaria a disputa jogando para o alto a obviedade do resultado (do Marilson ter poucas chances de vitória) nos percursos planos.
Eu também mencionaria a oportunidade de assistir a prova ao vivo pela Internet, nos tirando da condição de refém das emissoras de TV. Um trabalho diferenciado da organização, seguindo o esforço da Maratona de Frankfurt. Pena que quando me lembrei a prova já estava com 2h41. Sim! Continuaram transmitindo, mesmo após a chegada dos corredores de elite. Acompanhei por uma meia hora para tentar compreender a ótica alemã de um evento.
Inúmeras entrevistas foram realizadas nestes 30 minutos, inclusive com um corredor de 76 anos. O repórter teve que trotar ao lado dele para conseguir a entrevista. Outro ponto que me impressionou foi o pórtico de chegada. Que coisa impressionante! Fizeram uma pequena boate para comemorar a chegada dos atletas... TODOS eles, sejam de elite ou do pelotão geral. Fechei o navegador com a impressão de que a transmissão seguiria até a chegada do último corredor.
Mas a Sandy, que de cantora ou harmoniosa nada tem, provocou mais de 100 mortes e deixou milhões de pessoas sem luz, água ou mesmo as suas casas. Apesar da devastação, os novaiorquinos tentaram evitar o cancelamento da prova. Era possível acompanhar os desdobramentos do incidente pelo próprio site da corrida, até a notícias foi veiculada. Apesar do esforço não foi possível. As fotos impressionam. Ruas alagadas, túneis de metro submersos, barcos levados para dentro dos bairros em decorrência da enchente. Uma campanha para arrecadar fundos foi lançada, pois qualquer ajuda é bem vinda em um momento como este. A própria organização cedeu 1 milhão de dólares para auxiliar a comunidade e as famílias afetadas.
O texto original falava sobre o poder de reação dos novaiorquinos. Da capacidade para se levantarem e seguirem em frente. Esta perseverança me fascina, me impressiona, apesar do cancelamento da prova. Me faz pensar naquela energia que precisamos encontrar em nosso interior para fechar uma prova, um treino mais puxado, ou mesmo para manter a rotina de treinos nesta vida de muitas cobranças.
Este é apenas mais daqueles eventos que testam nossos limites. Minhas condolências a quem perdeu muito ou tudo nos últimos dias.

Fontes: http://runnersworld.abril.com.br/materias/marilson/ http://www.ingnycmarathon.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh