Pular para o conteúdo principal

Circuito Athenas RIO - III Etapa

Há muito dizem que um é pouco, dois é bom, mas três... três é bom demais! Foi assim que encarei as três etapas do Circuito Athenas. Não por ter superado distâncias, mas por ter superado um ano repleto de desafios e ainda ter vivido grandes experiências por conta da corrida de rua. Vieram novos amigos, sorteios e experiências que carregarei comigo. Um forte abraço para a Renata, Milene e Flávio, vencedores dos sorteios que realizamos durante o ano. Meus eternos agradecimentos a Noemia Brum, da Iguana Sports, por ter confiado na divulgação das provas através deste blog. Está tudo muito lindo, mas vamos contar como foi a terceira etapa.
O dia amanheceu com a temperatura amena, com nuvens a encobrir parcialmente o sol que lutava para ganhar o céu. A viagem Niterói - Barra da Tijuca foi tranquila e como cheguei com certa antecedência não tive problemas para estacionar a menos de duas quadras da largada. Largada que por sinal seria no mesmo local da Maratona do Rio. Um filme da corrida passou pela mente enquanto em avaliava o "circo" armado. Gosto demais da infra-estrutura da Iguana Sports. Eles não complicam e conseguem oferecer qualidade nos eventos.
Não demorou muito para eu esbarrar com o Sérgio e a Drica, evidências vivas de que existem super-humanos. Eles correm ULTRA MARATONAS. Os detalhes desta aventura vocês podem conferir no blog Correndo na viagem. Conversamos um bocado sobre a grande aventura antes da largada, tiramos a tradicional foto para registrar o encontro e seguimos para a largada.
Cinco para ir e cinco para voltar. Um percurso simples, plano, bonito e rápido. Perfeito para se fazer um novo recorde pessoal, mas não iria ser desta vez. Mas eu estava feliz, afinal eu estava correndo! É o que importa. Celebrar a chance de praticar um esporte. Larguei tranquilo e sem forçar junto com o Sérgio. Ele iria correr apenas 5 Km bem tranquilos. Desejei-lhe sorte e segui para os meus 10 Km em ritmo mais intenso. Eu só queria melhorar a marca do Circuito Light Rio Antigo, quando fiz 1h00 cravada nos 10 Km do sinuoso percurso das ruas do centro.
A temperatura ajudou bastante e com uma hidratação impecável consegui manter um bom ritmo na primeira perna do percurso. Fiz a volta e perto do Km 6 avistei a Fabiana, sendo escoltada pelo Gláucio, rumo aos seus primeiros 21 km. Foi respirar fundo e gritar um "Bora Fabiana!" antes de seguir em frente. Com o vento soprando contra, o caminho de volta para o Pontal foi mais cansativo. Eu perdia velocidade sempre que corria sozinho. Assim tentei me manter na perseguição de algum corredor para tentar usá-lo como escudo contra o vento. Apertei até o ritmo em alguns momentos para não correr desgarrado, que se mostrava uma opção muito ruim.
Quando dei por mim a reserva já havia acabado e já estava cercado pelos prédios. Faltando pouco mais de um quilômetro ainda avistei a Drica e o Sérgio indo embora. Ela perguntou se eu iria conseguir cumprir a meta da corrida sub-57 minutos. Eu disse acho que sim, respirei fundo e busquei o tanto de energia que ainda possuía para passar pelo pórtico com 56 minutos e 40 segundos! Três minutos mais rápido que o feito de duas semanas atrás. Missão cumprida. Como é bom correr. Como é bom celebrar a vida!
No caminho de volta eu me perguntava sobre o próximo desafio e pensei: continuar correndo. Se sobrar um tempinho para mais uma prova este ano, que venha sem compromisso também.

Boas passadas!

Comentários

  1. Boa André! Agora é traçar a próxima meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Flavio.
      Como foi a prova? Atingiu sua meta?
      A estrada para voltar a correr em 50 minutos é longa, mas não tenho pressa.
      Boas passadas!

      Excluir
  2. Parabéns André, não sei exatamente o que está acontecendo, mas você está passando por isso e vai conseguir alcançar teus objetivos, essa prova foi PROVA disso. Bom tempo, superação e a lembrança de como é bom correr.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju. Obrigado pela visita. Hoje cedo publiquei o salseiro que estou vivendo no O GRANDE EQUILIBRISTA. Vamos indo... são fases a serem superadas.
      Boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh