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Correr sem se machucar

Neste tempo escrevendo este blog, eu fugi de um assunto muito importante: lesões. Ninguém quer falar de temas desagradáveis, mas nas últimas semanas descobri dois amigos que se lesionaram devido ao excesso de esforço. Não tive muito trabalho para localizar inúmeras matérias sobre o assunto, onde chega a se dizer que a sobrecarga é tão prejudicial, quanto o sedentarismo, pois expõe o corpo a situações que ele não é capaz de suportar. Os principais motivos listados foram aquecimento e alongamentos inadequados, ou inexistentes; prática de esportes diferentes sem o devido preparo da musculatura; não reservar tempo para os músculos se recuperar da carga a que foram expostos; e por último e muito interessante, uma noite boa noite de sono. Eu confesso que durmo pouco menos de seis horas por noite e sei que estou errado, mas é o excesso de trabalho assombrando o pouco tempo livre que possuímos, mesmo estando longe dele de corpo e alma. A atividade física naturalmente provoca desgaste e normalmente micro lesões são provocadas pelo esforço. São aqueles pequenos incômodos que achamos que passarão em um dia, ou dois. Normalmente nos livramos deste desconforto, mas 30% dos esportistas amadores não têm esta sorte. Na Runners World #19, na matéria Outras paixões fala dos cuidados de se correr e praticar um segundo esporte. Infelizmente não localizei o artigo na Internet. Abaixo listei algumas matérias disponíveis na Internet e espero que lhe ajude a ficar no grupo dos 70% que não tiveram lesões com a prática esportiva (principalmente com a corrida).

Site da O2:

Site da Época:

To boldly go where no man has gone before. Pode parecer maluquice, mas achei muito bom fazer o longão ouvindo música clássica. Em companhia da trilha sonora de Star Trek IX – Insurrection, consegui manter um ritmo moderado para minha corrida. Afinal, longão tem que ser sinômino de resistência e não de força, ou muito menos velocidade. Fazer o trajeto com uma música menos agitada fez da corrida um momento muito introspectivo. Foi bom para organizar as idéias para a semana que vai começar e pensar em alternativas para algumas pendências passadas. Para quem é da região, abaixo o link destes 12K muito bonitos da orla de Niterói.

Google Maps: Longão Icaraí - Naval - Icaraí

Força, Marta! Queria desejar plena recuperação para minha amiga corredora que está com problemas no tornozelo.

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