Pular para o conteúdo principal

Caminhada Ecológica e Cultural nos Fortes

Entrada do Forte Barão de Rio Branco - fila de entrega de donativos
O longão do último domingo foi substituído por uma caminhada. Foram aproximadamente 4 Km para subir e descer passando por três construções históricas lindíssimas, diga-se de passagem, em troca de 1 Kg de alimento não perecível.

Largada: frio, estrada íngreme, sinuosa e estreita
A caminhada ganhou tons de desafio quando percebemos que um grande nevoeiro havia tomado a cidade da noite de sábado para domingo e às 9 da manhã enfrentávamos 18 graus centígrados, mas a surpreesa ainda estava por vir. A estrada de 2 Km até o topo mantinha uma inclinação de 30 a 60 graus para conquistarmos os 230 metros de altura acima do mar das fortificações construídas nos séculos XIV, XVI e XVIII. Devido a multidão que se propôs ao desafio, a primeira metade do percurso mais pareceu uma procissão.
Forte São Luiz: 2ª etapa
A segunda metade foi menos tumultuada devido àqueles que sentaram para respirar, antes de prosseguir. Diga-se de passagem, que foram criados 2 postos de assistência antes do topo, com distribuição de água e possivelmente médico. Não tive oportunidade para averiguar.

Forte do Pico: daqui tudo se vê.
No topo foi montada uma pequena feira, com estandes dos patrocinadores. Uma academia montou um espaço para aulas de spinning! Achei insano, mas divertido.

Por volta das 11 horas o nevoeiro cedeu dentro da baía e possibilitou algumas fotos. Infelizmente o oceano ficou escondido, tímido, embaixo daquele imenso edredon branco.

A descida foi menos complicada, pois para baixo a gravidade ajuda.

Maçã. A fruta da vez é a maçã. No artigo da revista O2 a nutricionista citou duas características marcantes sobre os benefícios desta fruta: auxilia na desintoxicação do corpo e auxilia no combate a formação de coágulos sanguíneos (o coração agradece). Eu achei curiosa a concentração de potássio nesta fruta. A título de curiosidade, a banana apresentação concentração 4 vezes maior. Leia na íntegra o artigo Já comeu maçã hoje?

Maçã sem pele, sem semente

Quantidade

100 gramas

Água (%)

84

Calorias

57,97

Proteína (g)

Traços

Gordura (g)

Traços

Ácido Graxo Saturado (g)

0,07

Ácido Graxo Monoinsaturado (g)

Traços

Ácido Graxo Poliinsaturado (g)

0,07

Colesterol (mg)

0

Carboidrato (g)

15,22

Cálcio (mg)

7,25

Fósforo (mg)

7,25

Ferro (mg)

0,14

Potássio (mg)

115,22

Sódio (mg)

Traços

Vitamina A (UI)

50,72

Vitamina A (Retinol Equivalente)

5,07

Tiamina (mg)

0,01

Riboflavina (mg)

0,01

Niacina (mg)

0,07

Ácido Ascórbico (mg)

5,8

Somos feitos apenas de carne e osso. Se você possui um carro, ou convive próximo a alguém que tenha, sabe que mesmo um carro novo precisa obedecer a um plano de revisão periódica. Ao passar dos anos o número de itens vistoriados tende a aumentar, visto o desgaste em decorrência do uso. Fazemos tudo isso para não ficarmos na mão ao utilizarmos o veículo, seja por causa de uma pequena vibração na direção, desgaste dos discos de freios, ou qualquer outro item vital para o funcionamento do carro. Assim, lhe pergunto: por que existem corredores que negligenciam os exames periódicos se expondo a uma fatalidade?

Boas passadas para vocês.

Comentários

  1. OLá André, agora virei sua seguidora, obrigada por ter visitado meu blog e pelo recado...
    um dia quero fazer uma corrida ou caminhada ecologica - EU AMO A NATUREZA...
    \o/ eeee simbora treina, correr...
    _____________________¶¶¶¶¶¶¶
    _____________________¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    _____________________¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ______________________¶¶¶¶¶¶¶¶
    _______________________¶¶¶¶¶¶
    _______________¶¶¶¶¶¶¶¶C¶¶¶¶¶¶¶
    ____________¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶CO¶¶¶CO¶¶_¶¶
    __________¶¶¶¶¶¶___¶¶¶¶CORRIDA¶¶_¶¶¶
    ___________¶¶¶¶_____¶CORRIDAଲCO¶¶¶¶
    _____________¶¶¶¶¶__¶CORRIDAଲC¶¶¶
    ________________¶¶¶¶¶CORRIDAଲC¶¶
    __________________¶¶¶¶CORRID¶¶¶
    ___________________¶C¶¶¶¶¶C¶¶
    _________________¶¶CORRID¶¶
    ________________¶¶CORRIDAଲ¶¶
    ________________¶¶CORRID¶¶¶¶¶
    _________________¶¶CORR¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    _______________¶¶¶¶¶¶C¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    _______________¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ______________¶¶¶¶¶¶¶_________¶¶¶¶¶
    ____________¶¶¶¶¶¶¶_________¶¶¶¶¶¶
    __________¶¶¶¶¶¶¶___________¶¶¶¶¶
    ________¶¶¶¶¶¶¶____________¶¶¶¶
    _______¶¶¶¶¶_______________¶¶¶
    _____¶¶¶¶¶________________¶¶¶
    _¶¶_¶¶¶¶________________¶¶¶¶
    _¶_¶¶¶_________________¶___¶¶
    _¶_¶¶__________________¶¶¶__¶¶
    ¶__¶_____________________¶¶¶¶¶¶

    ResponderExcluir
  2. Realmente, valeu pelo visual :-) Foi uma chance de ver a Guanabara de um ângulo completamente diferente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

Asics, Fundação do Câncer e o GEL-Noosa TRI 10

A Asics e a Fundação do Câncer chegam ao terceiro ano de uma campanha, onde 10% da receita da compra de produtos da coleção Accelerate Hope será doada para a Fundação do Câncer. Pesquisando sobre o modelo do tênis envolvido na campanha descobri que este foi feito para pronadores como eu!
A Edição especial da série GEL-Noosa TRI 10 com cores comemorativas da campanha Accelerate Hope, além do visual, a nova entressola Solyte e a placa Propulsion Trusstic garantem melhor amortecimento e resposta mais rápida durante as passadas. A altura do calcanhar reduzida oferece mais performance com um contato mais eficiente.
O que eu sei sobre este modelo?
Praticamente nada. Um verdadeiro tiro no escuro. O blogueiro Victor Caetano deixou seu feedback sobre o modelo no Corrida Urbana. Vale a leitura. O que me chamou atenção foi o menor peso em relação ao Kayano, referência para quem tem pisada pronada (na minha humilde opinião).
O tênis é muito difundido entre triatletas e o cardaço elástico foi feito ju…

André e seu novo tênis: Asics Kayano 20 NYC

Segundo o Garmin Connect foram 771 km corridos em 105 treinos. Foi assim que larguei o aço no meu antigo Asics Kayano 20. Gostei tanto dele que dei um jeito de encontrar seu irmão siamês, criado exclusivamente para homenagear a Maratona de Nova Iorque de 2013. Após o cancelamento da prova em 2012, o retorno de uma das mais tradicionais provas de rua precisava ser cheia de pompa. E a Asics não brincou em serviço. Além de muito bonito, o tênis tem tudo o que preciso para continuar evoluindo até outubro: estabilidade e conforto.
Muito já foi dito sobre a importância (ou não) do tênis na vida de um corredor. Eu sou do time que acredita que um bom tênis faz a diferença, tanto que hoje eu aceito usar qualquer tênis para correr desde que seja o Asics Kayano. Dentre minhas teorias eu acredito que ele seja o tênis mais eficaz para corredores de pisada pronada e que pesem mais de 90 kg. Como já mencionei em outros posts sobre tênis, já tentei utilizar outros modelos sem muito sucesso. Alguns aca…

Rebuild

Umas das coisas que mais admiro nesta vida é a possibilidade de mudar as coisas. De desenvolver, criar, crescer. Uma das coisas que mais tenho receio nesta vida é o imponderável, pois ele é a pitada de improvável em nossos planos, mas como diria Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência. E assim vou eu após praticamente cinco meses sem colocar o tênis.
Sair hoje cedo (não tão cedo quanto nos velhos tempos) para meu primeiro treino do ano foi muito bom. Não aconteceu nada de novo ou inesperado. Trote leve por quarenta minutos, coração com frequência alta e algumas dores de um corpo há muito abandonado.
O céu de outono azulado e sem nuvens era mesmo de outros anos. Os poucos corredores que acordam cedo eram praticamente os mesmos. O que mudou? Tudo, pois a cada passo ficamos mais fortes, mais resilientes e capazes de buscar o melhor para nós e para àqueles que nos cercam. É a busca incansável pelo equilíbrio corpo/mente para viver de uma única m…