Pular para o conteúdo principal

Caminhada Ecológica e Cultural nos Fortes

Entrada do Forte Barão de Rio Branco - fila de entrega de donativos
O longão do último domingo foi substituído por uma caminhada. Foram aproximadamente 4 Km para subir e descer passando por três construções históricas lindíssimas, diga-se de passagem, em troca de 1 Kg de alimento não perecível.

Largada: frio, estrada íngreme, sinuosa e estreita
A caminhada ganhou tons de desafio quando percebemos que um grande nevoeiro havia tomado a cidade da noite de sábado para domingo e às 9 da manhã enfrentávamos 18 graus centígrados, mas a surpreesa ainda estava por vir. A estrada de 2 Km até o topo mantinha uma inclinação de 30 a 60 graus para conquistarmos os 230 metros de altura acima do mar das fortificações construídas nos séculos XIV, XVI e XVIII. Devido a multidão que se propôs ao desafio, a primeira metade do percurso mais pareceu uma procissão.
Forte São Luiz: 2ª etapa
A segunda metade foi menos tumultuada devido àqueles que sentaram para respirar, antes de prosseguir. Diga-se de passagem, que foram criados 2 postos de assistência antes do topo, com distribuição de água e possivelmente médico. Não tive oportunidade para averiguar.

Forte do Pico: daqui tudo se vê.
No topo foi montada uma pequena feira, com estandes dos patrocinadores. Uma academia montou um espaço para aulas de spinning! Achei insano, mas divertido.

Por volta das 11 horas o nevoeiro cedeu dentro da baía e possibilitou algumas fotos. Infelizmente o oceano ficou escondido, tímido, embaixo daquele imenso edredon branco.

A descida foi menos complicada, pois para baixo a gravidade ajuda.

Maçã. A fruta da vez é a maçã. No artigo da revista O2 a nutricionista citou duas características marcantes sobre os benefícios desta fruta: auxilia na desintoxicação do corpo e auxilia no combate a formação de coágulos sanguíneos (o coração agradece). Eu achei curiosa a concentração de potássio nesta fruta. A título de curiosidade, a banana apresentação concentração 4 vezes maior. Leia na íntegra o artigo Já comeu maçã hoje?

Maçã sem pele, sem semente

Quantidade

100 gramas

Água (%)

84

Calorias

57,97

Proteína (g)

Traços

Gordura (g)

Traços

Ácido Graxo Saturado (g)

0,07

Ácido Graxo Monoinsaturado (g)

Traços

Ácido Graxo Poliinsaturado (g)

0,07

Colesterol (mg)

0

Carboidrato (g)

15,22

Cálcio (mg)

7,25

Fósforo (mg)

7,25

Ferro (mg)

0,14

Potássio (mg)

115,22

Sódio (mg)

Traços

Vitamina A (UI)

50,72

Vitamina A (Retinol Equivalente)

5,07

Tiamina (mg)

0,01

Riboflavina (mg)

0,01

Niacina (mg)

0,07

Ácido Ascórbico (mg)

5,8

Somos feitos apenas de carne e osso. Se você possui um carro, ou convive próximo a alguém que tenha, sabe que mesmo um carro novo precisa obedecer a um plano de revisão periódica. Ao passar dos anos o número de itens vistoriados tende a aumentar, visto o desgaste em decorrência do uso. Fazemos tudo isso para não ficarmos na mão ao utilizarmos o veículo, seja por causa de uma pequena vibração na direção, desgaste dos discos de freios, ou qualquer outro item vital para o funcionamento do carro. Assim, lhe pergunto: por que existem corredores que negligenciam os exames periódicos se expondo a uma fatalidade?

Boas passadas para vocês.

Comentários

  1. OLá André, agora virei sua seguidora, obrigada por ter visitado meu blog e pelo recado...
    um dia quero fazer uma corrida ou caminhada ecologica - EU AMO A NATUREZA...
    \o/ eeee simbora treina, correr...
    _____________________¶¶¶¶¶¶¶
    _____________________¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    _____________________¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ______________________¶¶¶¶¶¶¶¶
    _______________________¶¶¶¶¶¶
    _______________¶¶¶¶¶¶¶¶C¶¶¶¶¶¶¶
    ____________¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶CO¶¶¶CO¶¶_¶¶
    __________¶¶¶¶¶¶___¶¶¶¶CORRIDA¶¶_¶¶¶
    ___________¶¶¶¶_____¶CORRIDAଲCO¶¶¶¶
    _____________¶¶¶¶¶__¶CORRIDAଲC¶¶¶
    ________________¶¶¶¶¶CORRIDAଲC¶¶
    __________________¶¶¶¶CORRID¶¶¶
    ___________________¶C¶¶¶¶¶C¶¶
    _________________¶¶CORRID¶¶
    ________________¶¶CORRIDAଲ¶¶
    ________________¶¶CORRID¶¶¶¶¶
    _________________¶¶CORR¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    _______________¶¶¶¶¶¶C¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    _______________¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ______________¶¶¶¶¶¶¶_________¶¶¶¶¶
    ____________¶¶¶¶¶¶¶_________¶¶¶¶¶¶
    __________¶¶¶¶¶¶¶___________¶¶¶¶¶
    ________¶¶¶¶¶¶¶____________¶¶¶¶
    _______¶¶¶¶¶_______________¶¶¶
    _____¶¶¶¶¶________________¶¶¶
    _¶¶_¶¶¶¶________________¶¶¶¶
    _¶_¶¶¶_________________¶___¶¶
    _¶_¶¶__________________¶¶¶__¶¶
    ¶__¶_____________________¶¶¶¶¶¶

    ResponderExcluir
  2. Realmente, valeu pelo visual :-) Foi uma chance de ver a Guanabara de um ângulo completamente diferente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh