Pular para o conteúdo principal

Correr, dormir e comer... mas comer muito bem!


Mais uma semana de treinos chega ao final trazendo ensinamentos e reflexões. As dores no quadril vem diminuindo rapidamente desde que retomei os exercícios funcionais e me concentrei em manter a postura correta para correr. Manter o corpo ligeiramente inclinado para frente, cabeça erguida, olhos no horizonte, abdômen contraído e quadril encaixado. Não tão difícil quanto se lê, mas que requer força e concentração. A parte boa é que ganhei velocidade, pois a "passada encaixada" reduz o tempo de contato com o solo. A parte inusitada é relativa a ressonância que estou tentando fazer. Ainda não consegui uma data para realizar o exame, mas em poucas semanas o resultado será praticamente nulo, com a regressão que a lesão tem apresentado.
Você que chegou até aqui deve estar se perguntando o que o título tem a ver com isso, não é? Tem tudo, pois treinar não é apenas o ato de cumprir com as especificações da planilha, vai além. Ter uma alimentação adequada e reservar boas horas de sono são fundamentais para a saúde da mente e do corpo. Por causa de noites mal dormidas e ter quebrado a rotina alimentar, perdi peso e descansei pouco. Possivelmente este conjunto de ações colocaram a lesão em evidência. 
Retomada a rotina, voltei a ganhar peso e mais equilíbrio para correr. Para quem gosta de comer, correr é um álibi perfeito. Depois de certo tempo, seu metabolismo acelerado lhe obriga a se alimentar melhor e a comer mais para manutenção do corpo.
Queria aproveitar para comentar uma última matéria da Runners de novembro. Em ANTES CEDO DO QUE NUNCA são apresentadas dicas para quem precisa adotar as primeiras horas do dia para treinar. CUIDADO! Correr de manhã é extremamente viciante. Ver o sol nascer e correr com uma temperatura ainda amena são situações que lhe deixam exigentes com o tempo. Sem falar da ausência dos carros e consequentemente da poluição. Particularmente lembro sem saudades dos tempos que corria a noite.
Tá, mas eu não estou dizendo que acordar cedo é mole. É preciso disciplina e lembrar de deitar cedo na noite anterior para facilitar as coisas. O resto é fácil. Treinar é a parte divertida do dia para que não vive sem um tênis no pé.
Calcule seu IMC em http://www.amaissaude.com.br/saude-e-lazer/Pages/default.aspx

Comentários

  1. André, tbem li a matéria da Runners deste mês destacando os benefícios da corrida no período matutino e achei muito interessante. Eu procuro adaptar os treinos com a agenda do trabalho, mas sei que não se compara com correr "cedinho". Valeu pela dica.
    A partir de agora estarei te seguindo...

    Um abraço e bons treinos!!

    Helena C Vidal
    Correndo de bem com a vida
    helenacvidal.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Helena,
    Primeiramente obrigado pela visita a este humilde blog e se integrar a este círculo de idéias e experiências. Será uma honra trocar idéias contigo sobre este mundo chamado corrida.
    Por sua causa reli o post e fico feliz que tenha lhe contribuído de alguma forma. Correr cedo é muito bom. Nos tornamos pessoas mais ativas, se o fizermos sob as condições citadas no post. Com relação a comer, a corrida é o nosso maior álibi para fugir ocasionalmente de uma alimentação mais regrada. Se permitir a um rodízio de massas, de carne ou doces sem culpa é algo muito bom. Saber que existe uma forma NATURAL de combater o sobrepeso é algo sensacional.
    Visitarei seu post.
    Boas passadas!
    André

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh