Minha amiga oculta, quando a conheci já praticava atividades físicas. Fissurada num spinning, já estava acostumada a ter a endorfina correndo na veia.
Competitiva, nunca fugiu de um bom desafio e foi ainda em 2010, quando eu iniciava meus primeiros treinos intervalados de caminhada e corrida, que a convidei para uma corridinha no calçadão de Boa Viagem, com o Aterro do Flamengo como pano de fundo. Morro de rir quando ela recorda este dia. "Eu saí de casa para uma corridinha leve e bater um papo, mas quando vi você sacando a planilha pensei: meus Deus! Mas não fiz feio!"
Aos poucos ela tomou gosto pela coisa e separou um espaço na agenda para os treinos. Ela durante um tempo conciliou a corrida e o spinning, a ponto de participar de algumas provas. Achou os 5 Km pouco e rapidamente já se arriscava nos 10 km. Debutou fazendo abaixo de 1h15 em 2011.
![]() |
Março 2012 |
Inteligente e curiosa, gosta de ler sobre tudo. Inclusive sobre corrida. É duplamente legal, pois além de assunto para as travessias na barca, ela sempre esbarra em assuntos de seu interesse como praticante de atividades físicas.
Essa minha amiga oculta é muito teimosa também, pois há tempos tento convencê-la de que teria um desempenho melhor se tivesse um monitor cardíaco para treinar, inclusive para o spinning. Mas antes tarde do que nunca e faz quase um mês que ela vem utilizando o dispositivo. Os resultados são tão expressivos que ela confidencia eufórica os resultados do controle do ritmo cardíaco sobre os treinos e consequentemente em suas medidas.
Mas como eu falava mais acima, minha amiga oculta é muito teimosa, mas o lado bom disso é sua resiliência e perseverança. Se ela colocar algo na cabeça, dê como concluído. "O que ela começa ela termina" (como bem disse o Seu Jorge) e justamente estas características que foram o alicerce para superar um câncer. Um câncer de mama e tudo que este trás consigo. Sinceramente nunca me senti tão inútil, mas orei e torci, assim como muitos para que ela vencesse esta batalha mortal. Sua força interior foi impressionante, pois não foi fácil enfrentar fantasmas pessoais e os efeitos que o tratamento impõe para o corpo e para mente.
![]() |
Dezembro 2012 |
Se o desejo pela vida já lhe era marcante, após vencer o câncer virou bandeira. E justamente para defender o que é dela, cá estamos nós falando de corrida novamente. Pois nos próximos anos a corrida será sua maior aliada contra este inimigo íntimo.
Há seis semanas ela retomou os treinos, dois dias na esteira e um terceiro na rua. Obstinada, se impôs o desafio de voltar a correr 5 Km sem parar no dia 5 de maio na Corrida contra o Câncer de Mama. E como sua adaptação aos treinos têm sido muito boa, decidiu também por correr os 10 Km da GRAAC, uma instituição em São Paulo, que cuida de crianças com câncer. Será a Marta e o tênis.
O SORTEIO SERÁ NO DIA 18
Ainda dá tempo de participar do sorteio da inscrição para o Circuito WRUN. Um Kit Luxo está em jogo. Clique no link no alto do blog para participar.
Boa sorte!
Lindo post!
ResponderExcluirSempre leio seu blog, mas desta vez me emocionei tanto que tive que comentar! Que a corrida a ajude imensamente, e eu estarei torcendo por ela aqui!
Beijos
Oi, Aline.
ExcluirFico feliz em saber que você curte os textos aqui do blog.
Com certeza minha amiga irá ler seu comentário.
Obrigado pela visita!
Beijos
Muito legal o reconhecimento André.
ResponderExcluirParabéns
Obrigado, Luiz.
ExcluirE vamos que vamos!
Ah! Também me emocionei!
ResponderExcluirQue esse seja só o começo de uma longa história da Marta com a corrida! E que saiba ela que já está conquistando um monte de torcedores por aqui!
Com certeza ela já leu suas linhas, Renata. Eu, como amigo, estou na torcida pela regularidade dos treinos. Os benefícios para ela serão expressivos, além da clara felicidade decorrente da endorfina :-)
ExcluirBeijos
oi amigo. que lindo texto ! obrigada. gostaria de dizer que só consegui vencer o câncer por dois motivos : corpo preparado em função das atividades físicas e o apoio incondicional de meus amigos. Agradeço de coração, a torcida da Aline e da Renata. Boas passadas para todos nós !!!! :-) bjs.
ResponderExcluirMartinha,
ExcluirEra o mínimo que poderíamos fazer, diante do seu desafio. E no que eu puder fazer nesta sua nova fase farei.
Beijos
André