Pular para o conteúdo principal

II Etapa do Circuito Athenas RIO - A história se repete

A segunda etapa do Circuito Athenas este ano teve um E de especial, pois a prova foi celebrada justamente no dia dos pais. Para um pai corredor, este já foi o primeiro presente. O segundo foi poder conhecer um pouquinho a história de algumas pessoas. Falo da Renata, do André e da Monique. Pessoas de bem com a vida e que compartilham a corrida, apesar de objetivos distintos. Tudo começou por conta do blog e por conta da sorte nos reunimos para curtir uma das mais belas provas da orla do Rio de Janeiro.

O domingo amanheceu com o sol entre nuvens e a temperatura amena. Era um ótimo dia para correr. Renata estava preocupada em atrapalhar minha corrida e eu dizendo que faria a prova em ritmo de treino. Fiel a minha prova alvo, fui correr meu último longão em ritmo leve, meu foco está nas provas de 10 quilômetros que selecionei para este segundo semestre. Dentre elas os dez quilômetros da terceira etapa do Circuito Athenas. 
O ritmo da prova seria o dela e meu xará viria a reboque, pois também estava debutando na distância. A Monique preferiu correr os cinco quilômetros sabedora de seus limites.
Chegamos ao Aterro com tempo suficiente para algumas fotos e cumprimentar a Drica e seu marido. Um barato também a história destes dois, que adoro acompanhar no blog dela. Em meio ao mar azul de corredores nos posicionamos entre aqueles que manteriam o ritmo entre 6'/km e 7'/km e aguardamos pela largada.
Nós e mais umas seis ou sete mil pessoas (olhômetro) largaram em direção a perimetral, sem complicações ou atropelos. Escolhemos bem o local para iniciar a prova. Apesar da euforia, meus debutantes estavam lúcidos e mantiveram o ritmo acima de 6'30"/km, que achei razoável para a ocasião. Prometi a Renata ampará-los no controle da velocidade. Se eles acelerassem iriam me deixar para trás - risos.
Os dois primeiros quilômetros foram bons para se situar e aquecer o corpo para a subida do viaduto. O visual da Baía da Guanabara lá de cima é incrivelmente bonito, assim como a Praça XV e o novo perímetro em torno do M.A.R.
Eventualmente falávamos alguma coisa, enquanto monitorava o ritmo deles e os intervalos para hidratação e alimentação. Achei legal eles terem adotado a paçoquita, que no fundo também ajuda mentalmente.
Antes que nos déssemos conta, já estávamos no meio da prova. Passávamos a frente do pórtico que saímos há pouco menos de uma hora. Tirando as subidas do viaduto, Renata vinha sustentando o ritmo bem e assim seguimos para a parte conhecida do percurso. O Aterro transpirava um aroma delicioso das plantas. Ipês estavam repletos e suas flores mais pareciam buques de noiva. Chegávamos ao décimo quilômetro com certa euforia, mas o terço final da prova cobraria seu quinhão dos debutantes. Estabelecer novos recordes de distância dependem mais da mente do que do corpo treinado.
Quando fizemos o retorno no final da Glória eles aceleraram um pouco. Era o ânimo, ou o desejo de terminar que parecia tomá-los. Ali ficou claro a força que estavam fazendo, mas os irmãos seguiram firmes e decididos a não andar um centímetro dos 16 km. Faltando três quilômetros ganhamos um reforço. A esposa do André começou a nos acompanhar. Foi ótimo, pois a alegria contrapunha o cansaço daquele momento. Vieram os fotógrafos e a certeza de que o desafio estava chegando ao fim. A alegria era quase tátil, ou melhor, foi quando Renata nos pegou pelas mãos para a foto do triunfo na chegada. 01:49:02 de muita alegria!
Foi uma experiência maravilhosa. Não sei exatamente o que meu amigo Sérgio sentiu, mas com certeza foi algo que nos faz inflar. Sentir que somos um pouco mais e que nos doar também dá frutos. Esta medalha ficará marcada com uma lembrança muito poderosa de importantes virtudes humanas. Estou muito grato por ter vivido esta experiência.

Quero deixar aqui meu muito obrigado à Noemia Brum, que acredita neste projeto de vida chamado André e o tênis e compartilha dos recursos da Iguana Sports para incentivar a corrida de rua. Deixo também os parabéns pelas inúmeras mesas e cadeiras de massagem para aliviar o desgaste dos corredores. Pelo teste para avaliar o colesterol, pois saber um pouco mais sobre si nunca é demais. O guarda volumes funcionou muito bem. Sem filas! Deixei para elogiar o percurso no final, pois correr a perimetral não é algo que se possa fazer a toda hora. Parabéns para a disponibilidade de água nos pontos de hidratação e o Gatorade foi um diferencial para a distância. Deixo apenas um desejo de que ele seja oferecido como sacolé no futuro, pois tentar beber e correr foi um procedimento complexo.
Até a próxima etapa!
Boas passadas.


Comentários

  1. Oi André, Li o relato da Drica sobre a prova e fiquei curiosa para conhecer vocês, ganhou meu seguir com esse companheirismo, é tão difícil achar alguém que corra uma prova para acompanhar um amigo, e pelo jeito você gostou, parabéns. Feliz dia dos pais atrasado e parabéns pela prova.

    Beijinhos
    Bons Km
    JU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      É muito fácil nos perdermos em nossas metas e ignorarmos o poder da amizade. Corridas como esta renovam o ânimo, pois trazem nova e grata perspectiva para a corrida. Se eu já gostava, posso dizer que após uma corrida como esta afirmo que a corrida desperta realmente o melhor que possuímos.
      Não foi a primeira, nem será a última vez que terei domingos como este. Assistir a superação é tão ou mais gratificante que a nossa própria.
      Se você é do Rio, não será por falta de corridas que não nos reuniremos.
      Obrigado pelopor elogio e boas passadas!

      Excluir
  2. André, você acabou de me fazer chorar. Porque infelizmente nos dias de hoje a gente não está mais acostumado com o doar sem receber nada em troca, com generosidade e tamanha gentileza por parte das pessoas. Você demonstrou tudo isso não só em 01:49:02. Porque incutiu algo em mim que ninguém pode tirar e que vou levar para o resto da vida.
    Acredita que seu xará já pediu para inscrevê-lo na terceira etapa??? Apesar de não termos muito consciência disso, hoje eu percebo que estamos bem no meio de uma verdadeira corrente do bem. E eu só tenho, de novo, que te agradecer por isso. Obrigada mesmo. Beijos, Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Agora você me deixo QUASE sem palavras :-)
      Nos últimos anos eu aprendi o poder libertador da boa ação e o quanto isso tem me feito bem. Ser exemplo para nada menos que meu filho vem me transformando.
      Estaremos na III Etapa, mas eu irei para uma provação pessoal. Tenho um acerto de contas com o cronômetro na prova de 10 km.
      Obrigado e boas passadas!!!

      Excluir
  3. Essa troca é rica para os dois lados, também já ajudamos e recebemos ajuda. O sentimento depois de ver um amigo cruzar a linha de chegada é sem igual, é sensacional.

    Ainda quero correr uma prova ou participar de um treino com vocês!

    Beijão André, belíssimo post, emocionante demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Drica.

      Compartilhar a corrida está sendo realmente gratificante. É um círculo virtuoso... bom demais. Nadei boa parte da minha vida. O Vôlei de praia foi um hobby por 10 anos, mas o sentimento que a corrida despertou é ÚNICO. É mais que um esporte. É um estilo de vida. Deus me permita correr por muito tempo ainda.

      Espero que esteja sentada, mas eu NUNCA treinei no Rio (salvo o Aterro). Tenho um sonho antigo de correr na Lagoa. Quem sabe?

      Beijos e abraços para vocês.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh