Pular para o conteúdo principal

Li e gostei - Parte I

A edição 89 (setembro) da Revista O2 foi uma grata surpresa do seu início ao fim. Os textos do Marcos Caetano só reforçam a admiração ao trabalho que ele conduz na ESPN Brasil. O texto corredores competitivos é uma verdadeira obra de arte. Para perder peso é perciso mudar reforça minha crença de que transformamos mente e corpo com a prática da corrida. É um processo contínuo de reeducação não apenas no que se refere a alimentação, mas aos cuidados com o corpo, sono e mente. Iniciantes, cautela! prova que sempre é possível falar algo novo. Apesar de a dica ter sido escrita para os corredores de rua que estão começando, não custa lembrar os cuidados que devemos ter quando invadimos o espaço destinado aos veículos automotores. Correndo soltinho, soltinho... é a primeira matéria (que eu me lembro) a incentivar os treinos educativos. Me fez lembrar os tempos de piscina e dos looooongos educativos. Não posso reclamar, pois com eles foi possível alcançar tempos antes improváveis. Aliado das passadas apresenta o alongamento dinâmico como sugestão antes das provas. Vou além, acho que o alongamento dinâmico deve ser parte do aquecimento nos dias de treino e o alongamento estático uma prática depois dos treinos. Os pecados da musculação trás a tona o mito e a verdade sobre o impacto da musculação no corpo de um corredor. Atrás de um carro conta a história de Viviany Anderson, brasileira e bicampeã da Maratona de São Paulo. É impressionante como a vida proporciona histórias fantásticas todos os dias. Por fim, Corrida em eqiulíbrio e perda de massa gorda nos alerta para os exageros que podem existir também na vida de um corredor. Enfim, a edição deste mês está realmente intocável.

Aos poucos minha relação com a O2 vai se tornando mais amistosa e proveitosa.

E a Runners World Brasil? Fui à banca para comprá-la e mesmo sendo assinante da O2 (por causa da Adidas Inverno), não consegui abandonar quem me colocou neste mundo novo e fiz a assinatura ontem de tarde. Culpa do Sérgio Xavier Filho, pois seu post no Blogcorreria me fez lembrar o quanto eles fizeram por mim desde março.

Já li algumas matérias da edição 23 (setembro) e me lamento até agora por ter perdido a edição 22 (agosto). Justamente quando eu procurava informações sobre musculação e exercícios funcionais.

Um pouco de prudência. Depois de uma exaustiva no trabalho, o longão foi substituído por um intervalado entre caminhada e corrida leve para evitar uma contusão.

Eu e meu tênis. No início de julho iniciei um trabalho CSI para entender por que o Mizuno Wave Creation 10 apresentou um desgaste incomum durante meus treinos. Enviei o tênis para Alpargatas analisar o tênis e eles foram extremamente solícitos em todo o processo que culminou com a substituição do calçado. Depois de muito ler sobre pisada e coletar informações nos guias de tênis disponíveis na Internet, cheguei a conclusão que o Creation não foi feito para mim. Assim estou anunciando o tênis no Mercado Livre e em breve (espero) eu tenha chance de comprar um Mizuno Nirvana. Enquanto isso o Asics Kayano 15 ultrapassou os 300 Km rodados e parece ter disposição para outros mais.

Vende-se Mizuno Wave Creatino 10 BRA 44 US 12. Detalhes no Mercado Livre.

Comentários

  1. Oi, André. Como você sabe, sou assinante da Runner's. Tenho todas as edições, exceto a nº 1. Se precisar, posso emprestá-las. Estou até relendo algumas matérias. Beijos, Gabi.

    ResponderExcluir
  2. Gabi, gostaria de ler a edição de agosto! Vou combinar com Andréa um jeito de nos encontrarmos.
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh