Pular para o conteúdo principal

Muad'Dib

Nas últimas semanas os treinos de intensidade marcaram a reta final de preparação para Asics Golden Four. Foram treinos na areia da Praia de Icaraí com o meu velho Kayano 16, já surrado para o asfalto, mas perfeito para a areia. Desde a preparação para Búzios eu não havia mais treinado neste piso e confesso que uma ponta de preocupação me veio ao ler a planilha na segunda a noite, véspera do treino. Mas se o mestre mandou é porque ele sabe que tenho condições de realizar a tarefa.
O tsssss tsssss ritmado dos pés na areia praticamente me empuraram para um transe, em meio ao silêncio da alvorada. A mente vagava cada vez mais longe na mesma proporção em que o receio de correr na areia desaparecia. É um tipo de treino em que ao mesmo tempo reconforta por não estressar como a corrida no asfalto, exige o uso de músculos normalmente apenas acionados quando o esforço é de uma intensidade muito alta. O pisar na areia não tem nada a ver com a pisada no asfalto. O peito do pé entra na areia e funciona como alavanca. Se você se apoiar sobre os calcanhares vai atolar e sucumbirá a força areia fofa. Os joelhos tem que ser elevados, mas para não cair exausto é preciso diminuir o tamanho da passada para suportar o esforço. 
Tsssss tsssss tsssss e a mente continuava se fechando. Os ruídos pareciam cada vez mais distantes. O carro, o ônibus e o mar pareciam pertencer a outra realidade. A fricção do tênis na areia e a respiração me isolavam do resto do mundo. Os pensamentos também seguiram o mesmo padrão,  afastando o trabalho, as coisas da casa, até que me veio a palavra Muad’Dib.
Muad’Dib é uma criatura que vive no deserto na saga de cinco livros de ficção científica intitulada Duna, de Frank Herbert. Muad’Dib foi o apelido dado ao protagonista da história por sua rápida adaptação a vida no deserto e a corrida na areia, que o povo Fremen fazia com singular maestria, de forma ritmada e sem deixar rastros.
Tsssss tsssss tsssss e eu procurando palavras para tentar descrever o treino na areia. Inspirava, expirava e lembranças da saga flutuavam em minha mente, até que o Runkeeper anunciou o final dos sessenta minutos. Subi para o calçadão pensando na Golden Four Asics.
Um sorriso depois iniciei o trote de volta para casa. 
Faltam três dias.

BOA CAUSA
Vai para a Golden Four ASICS Rio Expo e CONFERENCE? Então leve seu tênis de corrida aposentado de "qualquer marca" para doar no stand do Santander. Vale 15% de desconto na compra do exclusivíssimo GEL-Neo 33 edição especial para os melhores 21k do país na loja ASICS do evento. É neste sábado das 8h às 18h no Hotel Windsor Barra (Avenida Lucio Costa, 2630 - Barra da Tijuca).
Um dos atrativos e diferenciais da Expo fica por conta dos expositores apresentando as melhores novidades do mundo running com as revistas Contra Relógio e Runners, os monitores cardíacos e GPS das marcas Polar e Garmin, suplementação da Gu Energy Gel e Honey Stinger, Gatorade e Red Bull, este último chega este ano como uma das novidades, os produtos da linha Pacific Health, como Endurox R4 e Acellerade, a mega loja ASICS com todas as novidades da linha running e triathlon, massagens, personalização de camisetas. Outras informações no site do evento.

PROMOÇÃO PARA AS MENINAS
Criei uma nova aba no blog (veja lá no alto) para divulgar os sorteios de inscrições para os eventos promovidos pela Iguana Sports. Mais uma vez agradeço a generosidade da organizadora pela inscrição cedida ao blog André e o Tênis e outro especial para Letícia Miyasaka, que toca este projeto junto a nós blogueiros.
O sorteio em andamento é exclusivo para as meninas, pois a corrida em questão é WRUN RJ, que ocorrerá no final de abril. Boa sorte para vocês que desejarem participar.
Boas passadas!

Comentários

  1. 60 minutos na areia fofa não é mesmo para qualquer um André! :)

    E a ansiedade para domingo,como está? ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louco para correr, Renata!
      Esta prova tem um significado especial para mim, pois foi a minha primeira meia e já foi abaixo de 2 horas. A EXPO amanhã também promete. Uma massagem, já que amanhã tenho o último treino (leve por sinal) antes da prova. E vou fazendo figa para encontrar bons preços no que confere aos tênis (para fazer valer o desconto de 15%) e acessórios.
      Quanto aos 60 minutos, tudo é consequência. Foi sem pressa. Treinei, treinei, treinei e quando vi já estava fazendo coisas que há três anos considerava impensável!
      A corrida é assim, justa com quem é honesto nos treinos, minha amiga.
      Espero que esteja melhor da gripe.
      Bom retorno aos treinos e boa sorte no sorteio :-)

      Excluir
  2. Correr na aeria, sozinho, na transição do amanhecer deve ser lindo. Uma sensação sem igual.
    Parabéns André!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Luiz.
      É algo que me confere muita serenidade para o resto do dia. É um tempo valioso para colocar os pensamentos em ordem. Engraçado que "nem cansa"! kkk
      Abraços

      Excluir
  3. Fala, André.

    Muito bacana o relato de seu treino na areia. Não apenas a percepção das diferenças de pisadas (areia vs. asfalto), mas principalmente as associações mentais (a série Duna), o estado de transe te "isolando" do mundo (algo que poderíamos muito bem chamar de "meditação ativa"). Show de relato!

    Sobre a Expo da ASICS, repito o que já comentei no site do Victor Caetano (Corrida Urbana): achei essa programação animal, e estou torcendo para que seja mantido o nível na Golden Four de SP (que participarei).

    Abraços e boa prova. Tá chegando!
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Brunno.

      Como a Golden Four está no terceiro ano, não espero nada além do que já vi nos anos anteriores. Resumindo: o melhor evento do ano! A EXPO é um show e a corrida outro melhor e com nossa participação. Gosto tanto que estou avaliando se não vou participar de outras etapas. Mas tempo de sobra é algo que ultimamente não tenho. Mas vamos que vamos.

      Obrigado pelos elogios. Foi um post que gostei muito de escrever, pois lembrei de algo extra corrida que gosto também.

      Estou na pilha, apesar de não ir 100% para a prova, só quero me divertir.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh