Pular para o conteúdo principal

Night Run Special Edition: em busca da velocidade

Quem não gosta de uma boa noitada? Eu, como qualquer morta me amarro, mas fazia tempo que eu não participava de uma BOA DAQUELAS.
Tudo começou há semanas quando meu amigo Eric estava pilhado para correr a noite. Kit bom. Prova da O2 (o que faz todo mundo lembrar do Circuito das Estações Adidas). Não iria ser preciso acordar cedo. Então, tudo de bom. Eu meio indeciso, por conta da logística com a família, adiei a decisão até onde pude, mas eu precisava realizar um tempo run para medir meu desenvolvimento pós-maratona.

Tempo Run é um ensaio para a prova alvo. Como fazia tempo que eu não sentava o pé na jaca e esta seria uma boa oportunidade para aferir meu ritmo. Ter uma competição com distância menor para a simulação é o ideal, pois não geraria tanta fadiga e dará uma noção de como as coisas estão. Como falei anteriormente, minha meta é bater meus 50'18" nos 10 km e a Night Run será um bom termômetro para meu desafio em uma das muitas provas que começarão a partir da segunda quinzena de setembro. A Marta sabendo da festa, se empolgou com a idéia e resolver se unir ao grupo. Assim fomos nós três para a noitada.
Como já era esperado, mais de dez mil pessoas se reuniram para a Night Run. Havia gente de todos os tipos (iniciantes, intermediários e avançados), animada pela música e aguardando pela largada, que demorou quase meia hora e fez aquela multidão ficar amontoada junto ao pórtico de largada. A coisa estava pior do que eu pensava, pois não foi colocado o gradil para organizar a largada por pelotões. Em nada adiantou colocar na sacola do kit instruções sobre o Projeto Quênia. A própria organização não se preparou para separação das pessoas.
O pórtico se tornara a boca de um imenso funil. Relaxei e aguardei pela minha vez. Tentei apenas chegar para o lado direito da pista, pois pelo canto havia esperança de ultrapassar a multidão. Desejei sorte ao Eric e a Marta e fui perseguir meu destino.

A LARGADA
Apesar de não estarmos longe do pórtico, haviam muitos caminhantes a frente. Não teve jeito, pulei para grama para cortar a multidão. Teoricamente eu perderia tempo por conta do terreno acidentado, mas neste primeiro quilômetro de prova, o Garmin reclamou para que eu diminuísse o insustentável ritmo 4'05"/km. Era o efeito manada. Eu estava desgarrado do "meu grupo" e corri para alcançá-lo. A coisa melhorou um pouco e desci para o asfalto, mas mesmo assim esbarrei em algumas pessoas para conseguir passagem. Barricadas humanas com três ou quatro pessoas fechavam o caminho em alguns momentos. Não tem remédio para isso, era uma prova com muitos iniciantes. A coisa veio mesmo a melhorar, quando alcancei o primeiro posto de hidratação. Como o pessoal literalmente parou para beber água nas primeiras mesas, segui para a última do lado esquerdo (obrigado a Revista Runners pela dica) para pegar um copo, beber um bocado e me molhar com o resto. Apesar dos 20 graus, eu estava com calor. Meu radiador é muito pequeno para estas provas curtas e de grande intensidade.
Eu consultava eventualmente o Garmin para medir meu esforço em relação ao ritmo. Vi que neste momento que estava dentro do esperado e voltei minha atenção para respiração. Se eu pretendesse fazer uma boa corrida, teria que cuidar do 3 por 2, da postura e contar com os braços para impulsionar minha corrida. Fiquei feliz e tranquilo, pois rapidamente ajustei a cadência, que veio naturalmente com o controle da respiração. Eu chegava ao segundo quilômetro na boa e dentro do ritmo planejado. Pensei em acelerar, mas o receio de quebrar segurou meu ímpeto.
Quando chegamos ao retorno, o Garmin marcava 2.4 km. A multidão já havia ficado para trás e eu me perguntando sobre o melhor momento para forçar o ritmo. Mas eu percebi uma coisa. Eu não sabia mais correr provas curtas. A Night Run realmente estava sendo um laboratório e com este pensamento segui. Fiquei tentado a conferir minha frequência cardíaca, mas lutei para manter o foco e a dedicação a parte técnica. Quando cheguei ao último ponto de hidratação senti um pouco o ritmo de 5 min/km. Então resolvi não inventar mo??da e manter o ritmo até o final. Aproveitei a carona de um ou outro para manter a pegada. Tentava vencer o mais próximo, já que faltavam pouco menos de dez minutos de prova.
A chegada foi inusitada, pois existiam DOIS pórticos. Não fazia sentido a "primeira chegada", visto que eu havia acabado de passar pela placa dos 300 metros. A breve descontração garantiu o sprint nos metros finais para terminar os cinco quilômetros em 24'43". A título de curiosidade a velocidade média foi de 12 km/h.
A experiência foi válida, pois cumpri com meu objetivo de concluir abaixo de 25 minutos.  Foi recuperar e fôlego ir ao encontro do amigos para festejar o resultado ao som do DJ. Finalmente encontrei o Victor e esposa. Ou melhor, ele me encontrou. Nos parabenizamos, conversamos e... esquecemos de tirar nossa foto. Fica para próxima, meu amigo.

AVALIAÇÃO DO EVENTO
  • Houveram reclamações quanto a falta de camisas no tamanho solicitado durante a retirada do kit (que parece ter se tornado um problema crônico nas provas desta organizadora) e várias, mas várias pessoas (inclusive eu) receberam a braçadeira luminosa com defeito (lixeira foi o destino).Pagar e não levar é complicadíssimo. Afinal, a corrida é uma momento de celebração. Representa o final de um ciclo de treinos e justamente quando você está com a motivação na tampa.. lá no alto, vem uma ducha gelada de problemas para comprometer sua concentração para prova. Tá, não somos PROFISSAS, mas ralamos um bocado para fazer o NOSSO MELHOR. Sem mencionar a simples relação cliente-fornecedor.
  • Eu espero SEMPRE o melhor serviço da O2, pois já fui a Eco Run, Circuito das Estações Adidas, Circuito Sol e não vi metade do que vi na noite de sábado. Será que o motivo foi justamente a escuridão?
  • O órgão público responsável pela interrupção do trânsito quase complicou a vida de todo mundo. Susto a parte, a corrida começou, mas com 20 minutos de atraso.
  • Correr a noite foi muito bom! Sem sol, logo sem calor. Vi muita gente feliz com o resultado.
  • A entrega do chip foi lenta e problemática, pela ausência de luz nas barracas e arredores. Auxiliei a atendente com a lanterna do meu smartphone para que ela localizasse meu envelope. Quase torci o pé no sobressalto de concreto, que divide o gramado naquele local.
  • A música contagiou, tanto antes, como depois da corrida. Foi legal o climão de boate. O maluco iluminado dançando foi um show a parte. O anonimato não foi justo a sua performance - risos.
  • A hidratação esteve no mesmo nível de outras provas da O2.
  • As frutas não estavam em bom estado, principalmente as bananas visivelmente verdes.
  • O suco e o isotônico estavam gelados.
  • A medalha é muito bonita. Parabéns pelo bom gosto. 

PITACOS
  • Para uma organizadora de eventos que tem uma das taxas de inscrição mais altas no Rio de Janeiro, poderia oferecer serviços de massagem, ou qualquer outra coisa aos participantes. Concordo que o assinantes da revista devam ter atendimento diferenciado, mas a massa ficaria mais feliz do que com a possibilidade de tirar uma foto no pódio, depois de enfrentar uma fila sem tamanho.
  • As fotos do evento foram disponibilizadas através do site myrun.com.br, mais um produto da O2. Achei interessante o portal, pois pude rever fotos e tempos de todas as provas que participei desde 2010. Iniciativa interessante e positiva, principalmente por existir interatividade com nossos amigos.
Para quem acredita em segunda chance, 09 de novembro tem mais... quem viver, verá!
Boas passadas.


Comentários

  1. bacana, André, muito legal!

    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sérgio.

      Este fui da experiência ao jornalismo. Realmente me surpreendeu... e nem tudo foi positivamente.

      Boas passadas!

      Excluir
  2. Espero que a próxima prova esteja com esses pequenos grandes problemas solucionados, o que mais me incomodou no relato foi a desorganização na largada. Parabéns pelo tempo.
    Bons Km´s
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.

      Desorganização na largada é praticamente uma marca das provas em que o número de iniciantes é muito grande. A O2 tem grande apelo e suas provas tem números impressionantes.

      O Circuito das Estações Adidas é menos pior com o gradil. Ao menos aquelas bandeiras gigantes remetem ao bom senso das pessoas. É óbivio que o iniciante, além de não ser corredor, não tem a consciência coletiva que a experiência com o tênis nos trás. Se tornar uma cidadão do asfalto é um processo de transformação, que apenas os que se permitem viver descobrem.
      Reparou como ficamos mais educados e sociáveis? Não é apenas endorfina. É o senso coletivo que estes eventos nos trazem, pois passamos muito tempo pensando em bem estar... até dos outros!

      A O2 sabotou o próprio plano de divulgação do Projeto Quênia. Colocou os folders no kit, mas não colocou o gradil na pista... o resultado foi este que você viu no relato. Paciência.

      Como eu disse, para quem gostou de correr de noite no Rio, em novembro tem mais.

      Beijos

      Excluir
  3. Ei, muitos parabéns pelo seu tempo! Você está voando, André!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma barato esta vida de correr. Uma hora priorizando a resistência e as longas distâncias. Outra hora, sentando o pé e sonhando com a velocidade. Não dá para enjoar.

      Viva a corrida!

      Obrigado pela visita.

      Boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh