Véspera.
Deixei tudo pronto antes de dormir, como se tivesse uma prova no dia seguinte. Roupa, tênis, água, frutas e Garmin carregado. Não estarei no meio de uma multidão de corredores, curtindo a vista do Aterro do Flamengo, mas Niterói não deixa a deseja quando corremos na orla de São Francisco.
A prova.
A orla de São Francisco ainda estava vazia. Alguns poucos e destemidos atletas levantaram para curtir a manhã de céu azul. O clima ainda estava ameno, perfeito para correr. Feito o ritual de aquecimento e alongamento me coloquei na faixa de largada (o sinal de trânsito do início da praia). Foi apertar o botão de start do Garmin e enfrentar meus 30'04" realizados em junho. O corredor virtual do Garmin estava configurado para um pace de 6'01", que foi facilmente detonado no primeiro quilômetro. Não tive como culpar o "efeito manada", pois estava sozinho 😂 Mas com ou sem gente me senti um queniano e os primeiros 500 metros estava correndo a 4'36". Depois do pico de adrenalina veio finalmente a consciência e comecei a ajustar o ritmo. Fechei o primeiro quilômetro em 5'31" e o foco já estava inteiro no controle da cadência e respiração. Ajustado o ritmo, pude desfrutar do lindo visual da orla de São Francisco e da Praia de Charitas. O ponto de retorno foi um pouco depois da Estação das Barcas e mesmo com o vento contra na volta, fechei os 5K em 29'19" 🏁 Missão cumprida. Melhor tempo do ano até aqui!
Observações finais.
⚠️ Entre o km 1 e o km 2 senti um leve desconforto na panturrilha. Talvez por ter forçado demais na largada, o que me faz lembrar que aumentar o ritmo precisa ser feito com parcimônia, pois está evidente que a musculatura necessita de mais fortalecimento e fisioterapia.
😵 Fiz a prova às cegas. Simplesmente esqueci de ativar o frequencímetro e corri na base da percepção. Quando digo que o dia da prova é diferente, eis a prova viva de que precisamos estar concentrados para não deixar nada passar.
🏃🏾 Correr sem o monitor cardíaco foi inusitado, mas foi interessante para encontrar um ritmo confortável. Seguiria no ritmo de prova por mais tempo se fosse preciso.
🔝 Todas as parciais foram melhores do que em junho (5'31" contra 5'43"; 5'51" contra 6'00"; 5'57" contra 6'03"; 5'59" contra 6'02"; e 5'58" contra 6'15").
🏃🏾💨O pace baixou de 6'01" para 5'52" com muita naturalidade. A tendência é seguir ganhando velocidade no próximo ciclo, que já começa na próxima terça.
🏆Precisamos celebrar nossas conquistas, pois são elas que nos energizam para seguir em frente.
Curta o caminho 👊🏽
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!